Pestana no Violão – Aprenda Como Fazer [De Uma Vez Por Todas]

Fazer pestana no violão é uma das coisas mais difíceis de aprender quando você é um iniciante e acaba fazendo que muitos criem o hábito de procurar apenas músicas que não tem pestana para tocar.

Mas é inevitável que mais cedo ou mais tarde você precisa dedicar um tempo para aprender a fazer pestanas, que é uma das coisas mais comuns na vida de quem toca violão.

E por mais que pareça difícil no início dominar pestanas não tem muito segredos, exige apenas que você treine da forma correta.

Vamos te mostrar nesse artigo o que você precisa fazer para conseguir virar o jogo e dominar as pestanas para que saiam com um som limpo e agradável e não mais com som mascado e desafinado.

Antes vamos entender o que é e para que serve a pestana:

O que é pestana

Existem vários acordes no violão que exigem que várias cordas sejam pressionadas ao mesmo tempo em uma casa do violão.

Como só temos quatro dedos na mão esquerda para fazer os acordes não dá para pressionar todas as cordas de uma só vez usando apenas as pontas dos dedos. Então a pestana é basicamente uma forma de pressionar várias cordas do violão ao mesmo tempo com um dos dedos, como na imagem abaixo:

exemplo de pestana no violão

1º passo: Como aprender a usar a pestana no violão

Você tem que saber de início que não existe uma fórmula mágica para aprender a fazer pestana no violão. Então, a primeira coisa que você precisa fazer é parar de fugir das músicas que tenha acordes com pestana e começar a praticar.

No início não vai ser fácil, o som vai te desagradar muito e você vai achar que é o pior violonista do mundo. Mas tenho uma coisa para te contar.

Isso acontece com todo mundo que começa a aprender a tocar violão e até mesmo guitarra. Quero dizer com isso que o Kiko Loureiro, o Yamandu Costa e o Slash todos eles passaram pelo aprendizado da pestana e tiveram alguma dificuldade.

Você não precisa ter vergonha nem achar que não pode tocar porque não consegue, ainda, fazer pestana. Você vai conseguir eu tenho certeza absoluta.

Então, comece a tirar da gaveta aquelas cifras escondidas de música que você gosta muito, mas não tentou tocar porque tinha um acorde com pestana.

2º passo: Mantenha a postura correta

pestana próximo ao traste

A grande maioria dos problemas relacionados ao não conseguir realizar a pestana adequadamente está na postura incorreta.

A postura errada pode ser em vários aspectos: na forma errada de segurar o instrumento, na postura corporal propriamente dita ou mesmo no posicionamento errado do polegar.

O posicionamento do seu corpo é muito importante e as fotos de postura que colocam em todos os livros de violão não são meramente ilustrativas.

Todas as características corretas de postura devem ser levadas em consideração e isso vai refletir na forma que você consegue realizar os acordes e principalmente a pestana.

Vamos ver algumas imagens com os exemplos de posturas certas e erradas para que você tenha atenção e saiba se postar corretamente.

3º passo: Posicione os dedos próximos ao traste

Outro erro comum que os iniciantes cometem ao executar os acordes com ou sem pestana é posicionar os dedos no meio da casa do violão e longe do traste como no exemplo abaixo:

postura errada ao executar acorde com pestana

Os trastes possuem um papel fundamental na construção e sonoridade do acorde, colocar os dedos longe como na imagem acima vai exigir que você coloque mais força e ainda assim não vai garantir resultado satisfatório

A forma correta é sempre pressionar a corda mais junto ao traste possível, assim você terá que fazer menos esforço e terá um som mais limpo com mais facilidade.

Lembre-se de praticar sempre com atenção a este detalhe que fará muita diferença e vai deixar mais fácil a execução de pestana.

Cuidado com lesões – Não force demais

A ansiedade para conseguir realizar as pestanas pode fazer com que alguns iniciantes tentem fazer a pestana a qualquer custo e, às vezes, forçando demais a mão esquerda.

Isso não é saudável e pode causar alguns problemas se você não estiver fazendo o movimento da forma correta.

O ideal é que você tenha o acompanhamento de um professor que pode te mostrar o que está fazendo de errado nesse início.

Mas o importante é sempre respeitar os limites do seu corpo e nunca ficar muito tempo fazendo um movimento repetitivo sem pausa para descanso.

Sempre que estiver treinando qualquer coisa no violão, pare um tempo e deixe suas mãos descansando por alguns minutos e depois volte novamente ao treino.

Assim você garante o progresso e evita problemas que podem te atrapalhar no seu desenvolvimento ou até mesmo te gerar um problema mais sério.

Conclusão

Fazer pestana e tirar um som perfeito do acorde no início é mesmo um pouco difícil, mas com treino e persistência você consegue.

Recapitulando os pontos mais importantes que você aprendeu hoje:

  • Não fuja de músicas que tenham pestana, use isso como motivador para treinar a execução desses acordes, você verá como é recompensador quando conseguir;
  • Não desanime com o resultado do início, todos nós e os maiores nomes do violão passaram por isso em algum momento, isso é absolutamente normal;
  • Fique sempre atento à sua postura corporal, à maneira correta de segurar o instrumento e principalmente com a posição do polegar que é importantíssimo para dar firmeza no movimento da pestana no violão;
  • Sempre mantenha o dedo o mais próximo possível dos trastes que vai te ajudar a ter um som mais limpo tanto nas pestanas como em todos os outros acordes; e
  • Tome cuidado para não forçar demais e causar alguma lesão em sua mão. Respeite sempre os limites do seu corpo.

Siga essas dicas e com certeza você irá avançar bastante no seu desenvolvimento no violão e vai tocar todas as músicas com pestana com a maior facilidade do mundo.

Conte pra gente o que você achou desse artigo e como você está desenvolvendo sua pestana no campo de comentário abaixo. E lembre-se de compartilhar este poste com seus amigos nas redes sociais.

You May Also Like

About the Author: Redação Dicas de Violão

O Dicas de Violão é dedicado a trazer conteúdo exclusivo sobre Violão. Aprenda a tocar e fique atualizado sobre as principais informações!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *