Como Aprender a Tocar Violão: Guia de 9 Passos [Para Iniciantes]

Nessa aula gratuita você vai aprender tudo que precisa para começar a tocar violão e ter um começo perfeito no instrumento.

Depois de ler esse guia completo você vai saber claramente como aprender a tocar violão e se colocar em prática cada etapa com dedicação, com certeza terá ótimos resultados.

Como tocar violão passo 1: Aprenda com um violão adequado par você

Existe no mercado uma grande quantidade de diferentes tipos de violão e cada um deles tem suas características próprias.

E isso afeta diretamente a forma como você toca o instrumento, alguns são mais fáceis e outros são mais difíceis para iniciantes.

O violão que você escolher vai ter uma grande influencia na sua capacidade de aprender a tocar o instrumento satisfatoriamente.

Existem casos em que você não terá muita escolha e talvez você ganhe ou só possa comprar um violão que não seja totalmente adequado, mas ter algum violão é melhor que “violão nenhum”.

Mas se você tiver a oportunidade de escolher, procure e pesquise um violão que seja mais adequado para o formato e tamanho do seu corpo e tamanho de suas mãos.

Isso fará uma diferença enorme no longo prazo e vai te dar a motivação ideal para seguir a cada dia no aprendizado do violão, que é tão prazeroso e divertido com o instrumento adequado, mas pode ser chato e desmotivador com o instrumento errado.

O violão adequado vai custar caro?

Além de vários tipos e formatos de violão também existem instrumentos de todas as faixas de preço, você pode encontrar um R$ 100,00 e até alguns mais raros na faixa R$ 100.000,00.

Acontece que você não precisa gastar muito dinheiro para comprar o seu primeiro violão, tudo que precisa como novato é um violão afinado e com um bom estado de funcionamento.

Contudo um violão ruim vai sempre ter um som ruim, não importa o quanto você pratique.

Mas é possível você encontrar um violão novo e adequado para começar na faixa de 300 a 500 reais, desde que você vá pessoalmente à loja e pegue no violão, mesmo que você não saiba tocar nada, sente-se com ele no colo e veja se o encaixe é bom e se sua mão fica confortável para alcançar todas as cordas e casas do violão.

Se for possível leve um amigo mais experiente que toque a mais tempo, ou o seu professor de violão se você fizer aulas presenciais.

Algumas marcas de violão com preços acessíveis para você verificar são: Michael, Di Giorgio, Giannini, Memphis.

Eu tenho que comprar meu próprio violão?

Se você tiver um pouco de sorte de ter um amigo muito chegado ou um parente que tenha violão e não se importe em te emprestar seria ótimo, mas isso deve ser temporário se você realmente quer aprender a tocar violão.

Portanto, se você está seriamente decidido e quer aprender a tocar para realizar o seu sonho, então você precisa fazer o esforço necessário para comprar o seu próprio instrumento.

Assim você pode controlar a quantidade de horas que você se dedica ao treino e terá mais afinidade com o violão, sem falar que vai poder leva-lo para qualquer lugar e um violão emprestado não.

Outros equipamentos essenciais para iniciantes no violão

Um afinador:

Você pode usar um afinador eletrônico que te dá mais precisão e é muito útil até em ambientes com muito barulho. Com o Afinador Clip CromáticoTH-101 HARMONICS

como tocar violão - afinador eletronico

A outra opção é o aplicativo Afinador Cifra Club, que você pode baixar para Android ou  iPhone nos links abaixo:

Como Aprender a Tocar Violão: Guia de 9 Passos [Para Iniciantes] 1
Como Aprender a Tocar Violão: Guia de 9 Passos [Para Iniciantes] 2

Capotraste:

Também existem diversas variações de capotraste desde alguns modelos mais básicos na faixa de 20 reais como esses:

E esses mais sofisticados e feitos em aço extremamente duráveis da Kyser:

E ainda tem esta opção de Capotraste que já vem com afinador da D’Addarío:

Como tocar violão passo 2: Aprenda o nome das cordas

É uma das coisas básicas que você precisa aprender é o nome das cordas. Pode acontecer de você estar junto com os amigos ou com um professor de violão e esse diálogo pode acontecer:

Amigo: Ei cara, toca ai a corda Sol.

Você: Qual é a corda sol mesmo?

Amigo: É a terceira corda.

Você: mas é a terceira de cima pra baixo ou de baixo pra cima?

Dependendo da situação, talvez esse diálogo seja um pouco frustrante para você e é um dos motivos para que você aprenda o nome das cordas.

Outro motivo é para aprender a afinar que veremos abaixo. Se você não sabe qual é a nota que a corda deve produzir não vai saber afinar nem mesmo com a ajuda de um afinador.

Vamos então descobrir o nome de cada corda e a forma correta de contar:

Nome das cordas do violão

O nome das cordas do violão é exatamente o nome das notas que essas cordas devem produzir quando tocadas soltas.

A contagem das cordas por padrão é sempre de baixo para cima, ou seja, a corda mais fina é a primeira corda e a corda mais grossa é a sexta corda do violão.

Então para simplificar vejamos essa imagem com o nome das cordas e a numeração de cada uma:

Como Aprender a Tocar Violão: Guia de 9 Passos [Para Iniciantes] 3

Como tocar violão passo 3: Aprenda a afinar seu violão com precisão e rapidez

A coisa mais terrível que você pode fazer na vida é sair por ai tocando um violão desafinado. É provável que os vingadores deixem de procurar o Thanos e batam na sua janela para te impedir de continuar a tocar :D.

Nós temos um artigo completo aqui que ensina todos os detalhes sobre afinação do violão. E você deveria colocar em favoritos para ler e reler até aprender as diversas formas de afinação possíveis.

Como falamos anteriormente, você deve começar com o uso de afinadores, mesmo que seja o afinador de celular.

Mas para você desenvolver totalmente suas habilidades e treinar o ouvido para ser capaz de tirar músicas de ouvido no futuro, é importante treinar a afinação do violão sem o uso de nenhum aparelho.

Ou que apenas use o aparelho para emitir o som e você ser capaz de afinar uma corda na tensão correta, e a partir dessa corda afinada você vai ajustando todas as outras.

Depois você pode checar se a afinação ficou correta conferindo com um afinador.

Como tocar violão passo 4: Aprenda a ler cifras

Aprender a ler cifras é uma das coisas que mais vão te ajudar a progredir no aprendizado do violão.

A maioria das coisas que você vai encontrar no seu caminho do aprendizado será escrita por meio de cifras, até o nome das cordas estará assim.

Nós temos um artigo completo aqui no Dicas de Violão que ensina a ler as cifras mais básicas até as mais avançadas.

Ao ler esse artigo você vai encontrar muitas coisas que talvez não vá utilizar no início, mas é importante que adicione em seus favoritos e volte nele sempre que se deparar com algum símbolo ou número na cifra que você não entender o motivo.

Aqui vamos te mostrar a parte mais básica das cifras que será o suficiente para você começar os estudos e ser possível aprender a tocar as primeiras músicas.

Na cifra o nome das notas musicais é substituído por uma letra da seguinte forma:

  • A = Lá
  • B = Si
  • C = Dó
  • D = Ré
  • E = Mi
  • F = Fá
  • G = Sol

Decore o que cada letra significa e você irá avançar uma etapa importante no seu caminho de aprender a tocar violão.

Como tocar violão passo 5: Aprenda os acordes básicos

Não importa qual estilo de música você gosta do sertanejou raiz ao rock and roll, se você quer aprender a tocar violão é preciso dominar os acordes.

Os acordes são uma combinação de notas tocadas ao mesmo tempo e são uma parte essencial no aprendizado de muitos instrumentos harmônicos como o violão, piano, ukulele, cavaquinho, etc.

No início você terá alguma dificuldade em executar os acordes e principalmente mudar de um acorde para o outro.

Mas não se preocupe isso é absolutamente normal e até mesmo o Steve Vai passou por isso quando começou a tocar.

Porém, podemos facilitar o seu caminho e vamos te mostrar aqui os 4 acordes mais fáceis para começar a tocar.

Eles são versões simplificadas de alguns acordes e você deve começar com eles apenas para iniciar seu caminho, mas sempre tenha em mente aprimorar e assim que sentir confiança passe para os acordes completos e vá aumentando a dificuldade.

Assim você também aumenta de nível, como se fosse um jogo onde você vai mudando de fase.

Os 4 acordes mais fáceis para iniciantes aprenderem a tocar violão

Como Aprender a Tocar Violão: Guia de 9 Passos [Para Iniciantes] 4

Mesmo que no início o som dos seus acordes pareça estranho e que você demore muito tempo para conseguir passar de um para o outro, mantenha sempre a perseverança.

Aprender violão exige tempo e um pouco de paciência, mas com certeza utilizando esses acordes facilitados seu caminho será mais fácil para ter os primeiros resultados.

Como tocar violão passo 6: Aprenda a fazer ritmos e batidas

A música é feita por diferentes partes e são elas: melodia, harmonia e ritmo. Vou dar um exemplo básico para facilitar seu entendimento sobre essas três partes da música:

Imagine que você está tocando violão, um amigo seu está cantando e outro está tocando a bateria.

Seu violão estará fazendo a parte da harmonia, o cantor estará fazendo a melodia e o seu outro amigo estará fazendo o ritmo na bateria.

Então, se o violão faz a harmonia, como fazer ritmos no violão? Aposto que você fez essa pergunta. Vamos responder.

Na sua mão esquerda você faz os acordes e são esses acordes responsáveis pela harmonia. O movimento ou batida que você faz na mão direita é quem dita o ritmo no violão.

E para facilitar seu aprendizado, temos aqui um artigo que ensina mais sobre ritmos e batidas de violão.

Curiosidade: o violão é um instrumento completo, com ele você pode fazer o ritmo, harmonia e melodia ao mesmo tempo.

Como tocar violão passo 7: Faça uma lista de músicas que você ama

Uma coisa é certa sobre aprender a tocar violão: sua chance de aprender a tocar violão muito bem são maiores se você praticar muito, você vai praticar mais se você estiver gostando e é muito mais fácil você gostar de praticar se fizer isso com as músicas que você já gosta.

Essa etapa é muito importante e é uma das que desanimam muitas pessoas que estão fazendo aulas de violão onde o professor joga aquele monte de músicas que não interessam ao aluno.

É claro que nas musicas que você gosta existem vários níveis de dificuldade, algumas são extremamente complexas, mas com certeza tem várias que são fáceis e até mesmo podem ser tocadas com os 4 acordes básicos que você aprendeu no passo 5.

De toda forma, se você ainda não sabe identificar se uma música é fácil ou difícil, anote todas que você gostaria de aprender um dia e faça o seguinte exercício:

Feche os olhos e imagine que você está na próxima festa da família com o violão, ou se preferir na festa de fim de ano do trabalho.

Então você toca uma de suas músicas favoritas e deixa todos encantados com sua nova habilidade.

Não é incrível essa sensação? Por isso, use essa motivação a seu favor e procure aprender as músicas do seu estilo favorito.

Como tocar violão passo 8: Encontre um bom professor

Ao aprender qualquer coisa nova é muito importante ter a orientação e apoio de alguém que tenha experiência e seja um especialista no assunto.

Tanto faz um professor presencial no seu bairro onde você vai ter aulas com ele por um período da semana ou um bom curso de violão online que tenha um método completo com um passo a passo e tenha um canal suporte onde você possa tirar suas dúvidas com o professor.

Se você puder faça aulas presenciais ainda que por alguns meses apenas, ainda que as aulas presenciais que sejam bem mais caras que os cursos online, um bom professor presencial pode te ajudar a corrigir alguns vícios e te guiar no caminho certo.

Porém devo advertir que você deve tomar bastante cuidado com o Youtube. Existem muitos vídeos legais lá e muitas pessoas que tocam bem, mas há uma grande diferença entre uma pessoa tocar bem e ser um professor de violão.

Além disso, no Youtube dificilmente você irá encontrar um curso com um guia completo, te ensinando cada etapa de forma objetiva.

Como tocar violão passo 9: Pratique de forma inteligente

Com o tempo envolvido na música você vai perceber uma coisa muito importante:

A diferença entre um cara que toca violão perfeitamente bem e outro que é meia boca, não é que um nasceu virado para a lua, ou que tem dedos maiores ou menores, nem mesmo que tenha nascido em uma família de músicos.

O que realmente separa os homens dos meninos e as mulheres das meninas é a prática, quanto mais você praticar melhor você será, não tem segredo.

Agora, o que muitos dizem é que não tem muito tempo para praticar.

Mas é melhor praticar pouco tempo por dia de forma constante do que estudar muito tempo durante apenas um ou dois dias da semana.

Organize sua vida e tenha meia hora por dia, todos os dias, onde você vai parar e se dedicar completamente ao violão.

Sem televisão, sem whatsapp, sem celular, sem computador. Tire de perto tudo que possa tirar a sua atenção.

Se você puder praticar uma ou duas horas por dia é ainda melhor, mas desde que seja constante.

Leia também no nosso site:

Se gostou do artigo compartilhe com seus amigos nas redes sociais.

You May Also Like

About the Author: Redação Dicas de Violão

O Dicas de Violão é dedicado a trazer conteúdo exclusivo sobre Violão. Aprenda a tocar e fique atualizado sobre as principais informações!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *