Palheta de violão: Como escolher

Palheta de Violão

Você sabia que nem toda palheta de violão é igual? Pois é. Embora muitas pessoas acreditem que a escolha seja por acaso, a verdade é que existem diversos fatores que influenciam não apenas na sua técnica, mas também em como o som é reproduzido pelo instrumento musical.

Portanto, não se engane! A escolha da palheta deve ser feita de acordo com o que você espera da sua música.

Além disso, o seu gosto pessoal e as técnicas utilizadas para tocar também fazem toda a diferença na hora de escolher a melhor opção para você.

Para ajudá-lo a tomar essa decisão, separamos 3 dicas imperdíveis para você levar em consideração. Então, sem mais delongas, vamos conferir?

Veja como escolher uma boa paleta de violão?

Como escolher uma palheta de violão

Considere o timbre

Como você provavelmente já sabe, o timbre é resultado das características individuais de cada músico. Ou seja, ele não é igual para todos.

Da mesma forma, ele pode ser influenciado pelas palhetas que você usa para tocar;

O material é o que mais influencia no timbre. Ao testar unidades diferentes, você verá que os sons que saem do seu violão são variados.

Então, cabe a você escolher a que mais combina com a sua identidade pessoal.

Logo, a dica é a seguinte: sempre teste as diferentes palhetas de violão antes de comprar uma. Escolha modelos de madeira ou plástico, por exemplo, para que você possa ouvir o timbre produzido por cada uma.

Acredite: com isso, ficará muito mais fácil escolher uma boa palheta de violão.

Considere a sua técnica

Em seguida, é preciso também prestar atenção na sua técnica e estilo pessoal. Nesse caso, algo que infuencia muito é o tamanho da palheta. Isso porque se você já está acostumado com um determinado tamanho, mudar de objeto pode prejudicar a forma como você toca o violão.

Portanto, manter um padrão de formato e tamanho pode fazer toda a diferença para você continuar evoluindo em seus estudos.

Essa dica é válida principalmente para quem já teve mais de uma palheta de violão.

Porém, se essa é a sua primeira, não se preocupe. O que você pode fazer é testar os modelos diferentes para encontrar aquela com a qual você se sente mais confortável.

Dessa forma, você saberá exatamente o que procurar das próximas vezes.

Considere a espessura

Por último, você não pode deixar de prestar atenção na espessura da palheta de violão. Afinal, essa característica é muito importante para que você desenvolva suas técnicas e, ao mesmo tempo, tenha estabilidade para manusear o instrumento.

Isso porque palhetas muito finas, por exemplo, são conhecidas por serem flexíveis. Logo, elas podem acabar “curvando” enquanto você estiver tocando.

Como ela demora para voltar ao seu estado natural, você pode perder tempo na música e prejudicar a performance.

Agora, se a palheta de violão for muito grossa, será causado um atrito maior com as cordas, o que pode tornar seus movimentos mais lentos. Então, como é possível escolher uma boa palheta de violão?

Elas devem ser não muito finas e nem muito grossas. Geralmente, uma das espessuras mais populares entre quem já toca é entre 0.7 mm e 0.9 mm. Esses tamanhos garantem a estabilidade do instrumento.

Porém, lembre-se de que as outras características apresentadas aqui, como material e comprimento, também são importantes para que você encontre o modelo ideal para você.

Opções de palheta de violão

Afinal, qual é a melhor palheta de violão?

Como você pode ver, não existe um único modelo que se adapta aos músicos de forma universal. Na verdade, cada pessoa terá a sua preferência.

Então, não adianta muito se basear em colegas de profissão, por exemplo, já que a palheta deles pode não ser a melhor de acordo com a sua técnica.

Além do que citamos aqui, é possível também escolher as palhetas de acordo com as cores, texturas e até estampas. Muitos optam por modelos com o logo de suas bandas favoritas, por exemplo.

Isso pode não fazer diferença na música em si, mas é uma forma de mostrar a sua identidade e fazer com que você se apegue ao modelo.

Palheta de violão muito boa

Portanto, na hora de escolher uma boa palheta de violão, considere os aspectos técnicos e o seu gosto pessoal. Assim, você pode encontrar a palheta que vai acompanhá-lo durante toda a sua carreira musical. Boa sorte!

E aí, gostou das nossas dicas sobre palheta de violão? Caso ainda tenha dúvidas sobre o tema ou queira compartilhar sua experiência conosco, deixe um comentário no espaço abaixo.

Veja também nosso artigo de violão para iniciantes e outras dicas!

Aproveite também para divulgar o artigo em todas as suas páginas nas redes sociais!

You May Also Like

About the Author: Redação Dicas de Violão

O Dicas de Violão é dedicado a trazer conteúdo exclusivo sobre Violão. Aprenda a tocar e fique atualizado sobre as principais informações!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *