Violão para criança: saiba como escolher

Violão para Criança

Você sabe como escolher o melhor violão para criança? Se a resposta é não, calma! Não precisa ficar aflito. A verdade é que muitas mamães e papais por aí gostariam que seus filhos aprendessem os dotes musicais desde cedo. Porém, nem sempre eles sabem como comprar o instrumento ideal.

Afinal, é um grande erro acreditar que qualquer violão para criança é igual e pode ser tocado da mesma forma. Existem diferenças de tamanho, por exemplo, que ajudam no conforto do seu filho e que podem fazer a diferença na hora de aprender a tocar. 

Além disso, são também diversos outros critérios para garantir a melhor experiência de aprendizado. Então, se você quer saber quais são as melhores dicas para escolher o violão, deixe de ler até o final!

Vamos começar?

Como escolher o melhor violão para criança

Dicas de como escolher Violão para Criança.

Pense no tamanho

Como mencionamos acima, o tamanho do violão é um dos critérios mais importantes para ajudar a criança aprender. Afinal, o conforto na hora de tocar ajuda a emitir as notas com mais facilidade e identificar as melhores posições.

Ah, mas vale mencionar aqui que você deve comprar o violão em uma loja de instrumentos musicais. Ou seja, não adianta comprar um violão pequeno na loja de brinquedos. Afinal, é isso que eles são: brinquedos. Para aprender música, é preciso optar pelo instrumento propriamente dito.

Dessa forma, você pode considerar as seguintes identificações de tamanho:

  • Para crianças de 4 a 6 anos, com altura entre 1m a 1,15m, o violão: ¼ do tamanho tradicional do violão. Por serem difíceis de afinar, é possível optar também pelo tamanho ½;
  • Crianças com altura entre 1,15 m a 1,35 m, de 5 a 8 anos: violão tamanho ½;
  • Para crianças de 1,15m a 1,5m, de 5 a 8 anos: ¾ do tamanho padrão e;
  • Para as crianças que já estão perto da adolescência e com altura acima de 1,5 m: violão tamanho padrão.

Caso você tenha dúvidas em relação aos tamanhos, peça auxílio ao vendedor da loja de instrumentos musicais.

Compre violão para criança com cordas de náilon

As cordas de náilon são mais fáceis de serem manuseadas que as de metal, principalmente para crianças que estão no início do aprendizado. Por mais que geralmente os violões para criança já sejam com esse tipo de corda, vale a pena prestar atenção no modelo de fabricação.

Como o metal pode machucar as mãos da criança, assegurar a versão de náilon ajuda a aprender e, ao mesmo tempo, garante seu conforto e segurança.

Tamanho certo de Violão para Criança

Escolhe entre o violão clássico ou elétrico

O violão clássico é aquele com cordas de náilon e sem um cabo para amplificador. De forma geral, ele é simples e eficiente para que as crianças comecem a aprender.

Por outro lado, o violão elétrico já conta com uma entrada para amplificador. Por mais que seja difícil encontrar versões elétricas para as crianças, pode ser uma boa opção para a diversão da criança. Porém, vizinhos podem se incomodar com o barulho, já que os amplificadores costumam ser muito altos.

Além disso, o violão para criança clássico costuma ser mais barato. Como ele provavelmente será substituído conforme o crescimento dos seus filhos, a versão econômica acaba ganhando mais pontos.

Existe ainda outros tipos de violão e até mesmo as guitarras. Porém, como estamos falando de crianças iniciantes, menos pode ser mais. Portanto, a versão simples já é o suficiente para começar o aprendizado. Com o tempo você pode investir em novas versões! 

Você sabe como comprar violão para criança?

Brinque com as cores e o design

Por mais que você provavelmente queira o aprendizado profissional, isso não significa que a criança não possa ter um violão que seja a sua cara! Isso porque uma versão colorida pode chamar a atenção dos pequenos e aumentar o seu interesse no estudo do instrumento musical.

Portanto, não tenha medo de comprar violões coloridos ou com um design diferentão. Pode fazer toda a diferença!

Basicamente, o que você mais deve levar em consideração na hora de escolher o melhor violão para criança é o tamanho e as cordas de náilon. Esses dois critérios facilitam o aprendizado. Com o tempo, você pode adaptar o instrumento para que elas continuem aprendendo. Caso ainda tenha dúvidas sobre o tema, deixe seu comentário no espaço abaixo. Não se esqueça também de compartilhar o artigo

You May Also Like

About the Author: Redação Dicas de Violão

O Dicas de Violão é dedicado a trazer conteúdo exclusivo sobre Violão. Aprenda a tocar e fique atualizado sobre as principais informações!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *